Brasif Máquinas investe no mercado digital

A partir de 2018, passará a fazer negócios através de sua plataforma digital

A Brasif Máquinas, empresa brasileira que oferece soluções integradas de máquinas e equipamentos pesados há 47 anos, está passando por um processo de transformação digital. O primeiro passo para a reformulação do negócio foi automatizar processos internos, utilizando ferramentas digitais para aumentar a captação de clientes e a capilaridade em todo território nacional.

“Independente do ramo indústria, empresas que não tem uma plataforma de negócios digital estão fadadas ao fracasso. Por isso, estamos investindo e acreditando muito nessas novas plataformas que integram toda nossa cadeia de valor. É para essa direção que o mercado está caminhando e iremos acompanhar esse movimento”, afirma o CEO da Brasif Máquinas, Gustavo Avelar.

O primeiro passo da transformação da companhia começou em outubro de 2016, com a implementação do NPS (Net Promoter Score), um processo muito simples e assertivo de pesquisa de satisfação de clientes, reconhecido e respeitado internacionalmente. A metodologia NPS foi desenvolvida pela Universidade de Harvard. No período de um ano, 4.571 clientes participaram de uma pesquisa para avaliar os serviços da empresa.

“O mais importante da implementação dessa pesquisa é que todos os clientes que deram nota menor ou igual a seis são contatados pela gerência da área, para entender o que aconteceu e resolver o problema imediatamente. Isso é feito com 100% dos clientes”, afirmou Gustavo Avelar.

A Brasif Máquinas passa por um reposicionamento de marketing digital, incluindo reestruturação do website, posicionamento na mídia social e a implementação de RPA (Robotic Process Automation). Além disso, concluiu o Projeto Elos, nova plataforma de CRM que irá melhorar a gestão de relacionamento com os clientes da companhia.

A empresa também desenvolveu um aplicativo de serviços, que virou case de referência global para a SAP. O objetivo primordial é enviar, via smartphone, todas as informações de serviço para os técnicos da Brasif Máquinas. O uso do aplicativo aumentou a eficiência da mão de obra de 61% para 80%, permitiu sinergia entre as equipes de campo, além de elevar em larga escala a satisfação dos clientes, que agora tem um serviço de pronto-atendimento, tanto para vendas, locação, quanto para manutenção das frotas de máquinas.

 “A prova de que estamos no caminho certo é que, mesmo em um cenário de redução do tamanho da indústria, que caiu 10% de 2016 para esse ano, a Brasif Máquinas cresceu 15%”, conclui Gustavo Avelar, CEO da empresa.