Mata Velha desenvolve a genética do rebanho nacional

Referência na criação de Nelore desde a década de 70, a Fazenda Mata Velha chegou a ter 12 Campeãs Nacionais

Mata Velha

No início da década de 70, a Fazenda Mata Velha começou a desenvolver seu rebanho em Capitólio-MG, com gado de origem VR – uma das mais importantes linhagens do nelore nacional. Com visão empresarial, a seleção da fazenda foi rapidamente evoluindo e, no início de 1990, a Mata Velha transferiu todo seu rebanho para fazendas nas imediações de Uberaba (MG), pela necessidade de estar mais próxima do principal centro de nelore do Brasil.

Mata Velha

Idealizada por Jonas Barcellos, presidente das Empresas Brasif, a Fazenda Mata Velha tem hoje rebanho composto de seis mil cabeças de gado nelore P.O. (Puro de Origem). “A Mata Velha está entre as melhores do Nelore Brasileiro. Nosso objetivo sempre foi produzir animais para ajudar na melhoria dos rebanhos de corte”, afirma Jonas Barcellos.

O Nelore Mata Velha, hoje com 47 anos, acompanhou o mercado, obteve resultados e teve reconhecimento. Dentre os campeões, ao longo de todos esses anos, está o Nambi. O bezerro já estreou Grande Campeão em Uberaba e fez linhagem. Dhalai e Divisa também marcaram época com feito inédito até hoje, fizeram uma “dobradinha”, ganhando os títulos de Grande Campeão e Grande Campeã Nacional da Expozebu.

Mata Velha

A criação na Fazenda Mata Velha é direcionada para o desenvolvimento genético e animais que competem em pista, com foco sempre na excelência do animal. “Ganhamos seis anos consecutivos como melhor expositor da raça. Além disso, temos o rebanho que mais teve Grandes Campeãs Nacionais ao mesmo tempo, foram 12 animais”, afirma Renato Barcellos, presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).

Mata Velha

Nos anos 80, a Mata Velha iniciou um projeto visionário. Enviou um representante à Índia, para verificar no país de origem dos zebuínos a qualidade dos animais e a viabilidade de trazê-los para a melhoria da raça no Brasil, a fim de reduzir a consanguinidade. Com nova expectativa de abertura de importação da Índia, conforme acordo entre os governos dos dois países, em 1995, a Mata Velha foi novamente à Índia e manteve por alguns anos, entre 1996 e 2007, um plantel e infraestrutura para viabilizar estas importações. Em 2010, conseguiu importar 1500 embriões. Agora, aguarda a liberação do governo indiano para trazer para o Brasil mais quatro mil embriões.

AAM_1244

Juntamente com um grupo de selecionadores, a Mata Velha criou o Leilão Elo de Raça, realizado anualmente desde 1991, e o Leilão Mata Velha.

Centros de Seleção

A Mata Velha possui uma das melhores e mais modernas estruturas para criação e seleção do Nelore, utilizando o laboratório Geneal, que oferece tecnologias voltadas não só à seleção, com também à multiplicação animal, dentre elas, o exame de vínculo de parentesco por DNA, a fecundação in vitro, congelabilidade dos embriões e dos ovócitos, além de clonagem de animais.

Em Uberaba, estão localizados os três centros de criação:

Chácara Mata Velha: abriga os animais para exposição e leilão.

Fazenda Córrego dos Macacos: dedicada à cria e recria de bezerros e novilhas.

Fazenda Calçada: esta propriedade abriga o plantel de vacas e novilhas de primeira cria.

Mata Velha

Sobre a Brasif 

Brasif foi fundada em 1965, por Jonas Barcellos, para atuar no setor de produtos siderúrgicos. Hoje, suas atividades atuais se estendem aos mais variados segmentos, como venda e aluguel de máquinas pesadas, varejo, empreendimentos imobiliários, investimentos financeiros, biotecnologia, açúcar, álcool e bioenergia, agricultura e pecuária.

Desde sua fundação, a Brasif busca criar valor no longo prazo, através do empreendedorismo, pioneirismo, inovação e antecipação de tendências econômicas. A Brasif também busca continuamente melhorar a rentabilidade de seus negócios através do crescimento e do aumento da eficiência operacional.

Relacionadas:

http://brasif.com.br/noticia/historia-de-sucesso-astor-o-clone-campeao/

http://brasif.com.br/noticia/banco-genetico-do-laboratorio-geneal-proporciona-melhoramento-da-raca-nelore/