Loungerie se destaca no segmento de lingerie no Brasil

Em 2009, a Loungerie, que pertence às Empresas Brasif, chegou ao mercado de moda íntima com um novo conceito de lingerie. Com a ideia de oferecer uma experiência customizada para as mulheres, a Loungerie abriu sua primeira loja no Morumbi Shopping, em São Paulo, e se tornou referência no mercado de varejo de moda íntima no Brasil. Hoje a Loungerie tem mais de 44 lojas, está presente em mais de 15 estados no país e continua seu plano de expansão.

A marca trouxe o conceito de Sutiã Perfeito, com diferentes combinações de tamanho de tórax e busto, que permite um ajuste adequado ao corpo de cada mulher. Esse conceito já era difundido em outros mercados mais maduros fora do Brasil, mas a Loungerie foi pioneira ao lançar o produto no mercado nacional, sendo então a única empresa que tem tamanho de costas e bojo/taça para todos os sutiãs com armação.

A Loungerie tem oito anos de mercado. Teve sua primeira fase de expansão inicial para testar o modelo da marca, que foi muito bem aceito comercialmente. Começou com três lojas em São Paulo, nos shoppings Morumbi, Anália Franco e Vila Olímpia. Na segunda fase, em 2012, a empresa segurou um pouco a expansão para estruturar a empresa, como um todo. Nesse período foram feitos ajustes na operação, definido o tamanho de loja ideal, o portfólio de produtos e logística.

De acordo com Luís Fernando Ryan, CEO das Empresas Brasif, a Loungerie surgiu como um projeto dentro da Brasif, por meio da observação de mercado e constatação de que havia uma oportunidade no segmento de lingerie no brasil.

“Na época existiam três grupos de concorrentes. As grandes lojas de departamento, voltadas para o público B e C, que não são focadas em lingerie e não oferecem experiência de compra interessante. Os produtos são básicos, os preços e qualidades baixos. No segundo grupo, estavam as boutiques. Usualmente lojas pequenas, com foco em produtos do segmento fashion. A qualidade das peças é boa, mas os preços altos. Já a experiência de compra não é tão interessante, pelo tamanho da loja. No terceiro grupo estavam as indústrias de lingerie, que migraram para o varejo. São lojas muito pequenas, voltadas para produto básico e perene. O preço é médio, mas a experiência de compra não é tão interessante, pois falta novidade e a qualidade dos produtos não é muito elevada”, afirmou.

Tendo como base esse cenário, a Loungerie foi construída com o objetivo de preencher essas lacunas de mercado. Investiu-se em uma loja maior, que permite a circulação do cliente e possibilita que ele tenha uma experiência de compra mais agradável. Além dos produtos básicos e perenes, a marca entendeu que era necessário ter produtos fashion e novidades constantes, seguindo o conceito de fast fashion. Outro diferencial é a variedade de produtos. A cada semana é lançada uma nova coleção, oferecendo um portfólio completo em lingerie, loungewear, beleza e acessórios, além das renomadas marcas internacionais como Hanky Panky, Wacoal e Spanx.

Todos os produtos Loungerie são desenvolvidos pela equipe de estilo da marca, que também é responsável pelo processo de modelagem. Depois da peça piloto finalizada, ela segue para diferentes fornecedores parceiros, no Brasil e exterior, para ser produzida. A marca é responsável pelo controle de qualidade da produção e também possui um Centro de Distribuição, localizado na grande São Paulo, de onde as peças são encaminhadas para todas as lojas do Brasil.

“As peças da linha básica são nossa fortaleza e a linha fashion cria todo esse encanto e glamour da marca. Temos lançamentos semanais nas lojas de todo o país e isso não é tão fácil de ser executado. Por isso, temos cuidado desde o início do processo criativo. Fazemos pesquisas de tendências internacionais em sites, feiras e viagens. Temos realmente uma pesquisa afiada para trazer tendências de moda íntima do mundo para o Brasil, principalmente no que se refere a inovação e tecnologia, visto que para lingerie isso é muito importante, principalmente para o desenvolvimento de bojos confortáveis e cada vez mais modernos”, afirmou Andrea Morales, Diretora de Produto da Loungerie.

Hoje, a Loungerie é benchmarking no Brasil em moda premium no que se refere à gestão de estoque, planejamento de compra, alocação de produto e operação de loja. Com os sistemas desenvolvidos pela Loungerie, como de alocação de produto e relatório de vendas, a empresa consegue tomar decisões de mudanças comerciais e promoções muito rapidamente, o que traz um diferencial frente aos concorrentes. Atualmente, a Loungerie passa por uma nova fase de expansão, mais estruturada, com o aumento das franquias.

“A Loungerie é muito bem vista e desejada pelos shoppings, que a veem como marca interessante para o mix, dentro do segmento de lingerie. Ainda há muito espaço para crescimento da marca no Brasil, visto que temos espaço para mais 130 lojas no país, além da operação de E-commerce. O atacado e multimarca ainda não trabalhamos, mas é um projeto que está sendo desenvolvido internamente”, conclui Ryan.