Usina da Mata produz energia limpa e renovável

A Usina Da Mata foi fundada em maio de 2006 com a missão de produzir energia limpa e renovável, e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do país. A usina é uma companhia brasileira de capital fechado, controlada em partes iguais pelo Grupo Grandene e Empresas Brasif, e tem atuação no setor bioenergético (etanol e energia elétrica), açúcar, levedura e óleo fúsel.

Autossuficiente em sua própria demanda energética, a Da Mata tem um processo de produção de energia elétrica a partir da queima do bagaço de cana de açúcar e da palha recolhida dos canaviais. Esse processo é totalmente automatizado e inserido dentro da linha de produção da unidade. A capacidade instalada para cogeração de energia da usina é de 70 mW/h.

Inicialmente, a unidade industrial fabricava apenas etanol e energia, mas em 2009 incrementou a produção de levedura. O primeiro grande salto na produção ocorreu em 2013, quando o mix foi flexibilizado, com a implantação da fabricação de açúcar.

No ano de 2014, a Da Mata produziu aproximadamente duzentos milhões de litros de etanol, atingindo a capacidade produtiva plena. Nesse mesmo ano ocorreu o segundo grande salto, com investimentos expressivos em moenda, caldeira e gerador, e a capacidade de produção foi dobrada.

Produtos Da Mata

O Etanol Hidratado é composto por 93% de etanol puro e 7% de água. Competitivo com a gasolina no fator custo, possui benefícios ecológicos, por ser menos poluente e se tratar de uma fonte energética renovável.

O Etanol Anidro é usado como aditivo em combustíveis. Essa modalidade é composta de 99,5% de etanol puro e 0,5% de água. Menos poluente, este etanol não afeta o desempenho dos motores, quando adicionado na proporção adequada.

O Açúcar VHP é livre do enxofre em sua fabricação e tem uma cor mais escura que o açúcar cristal branco. Sua produção é destinada à exportação.

Obtido de uma parte do creme de levedura, extraído na fermentação, a levedura seca é produzida na proporção de 2,5 quilos para cada 100 litros de álcool e se destina prioritariamente à composição de ração animal.

O óleo fusel é matéria prima para processamento de refino, no qual são extraídos álcoois com diversos graus de pureza para obtenção de outras substâncias químicas, como, por exemplo, os solventes.

Linha do tempo:

2006

– Criação da Da Mata S/A Açúcar e Álcool.

2007

– Lançamento da pedra fundamental do Parque Indústria, em Valparaíso (SP).

2008

– Início da primeira moagem, em setembro.

2009

– Construção da Fábrica de Levedura.

2012

– Início da construção da Fábrica de Açúcar.

– Flexibilização do mix de produção.

2013

– Início da produção de açúcar: 107.826 toneladas de açúcar.

2014

– Ampliação da capacidade de produção com instalação de mais uma caldeira, turbo gerador e moendas.

2016

– Início da construção de mais um armazém de açúcar com capacidade de estocagem para 70 mil toneladas.

2017

– Ampliação da fábrica de açúcar, elevando a capacidade de produção para 42 mil sacas dia.

– Recorde de produção de açúcar VHP processado em um único dia, atingindo a marca de 39.320 sacas.